Na edição extra do Diário Oficial da União, de 30 de maio de 2018, foi publicado o Decreto n. 9.393/18 que reduziu drasticamente a alíquota de apuração do REINTEGRA de 2% para 0,1%. Dita alteração entrará em vigor a partir de hoje, dia 01 de junho de 2018, e é uma reprise de uma manobra…

Postado por Elisa Buse em 01/06/2018

Você analisou toda a legislação do Reintegra, achou muito fácil e resolveu fazer internamente. Um volume considerável de recursos está prestes a entrar no seu caixa, compensando os impostos federais dos últimos cinco anos, ou do último trimestre se você mantém um fluxo contínuo de compensação de impostos. Nada melhor que uma  perspectiva positiva para…

Postado por Becomex em 09/04/2018

Em ano de eleição o País parece estar fechado para aguardar, com muitas expectativas, o próximo governo que vai ocupar o Palácio do Planalto e dar início às reformas que ainda precisam acontecer para voltar a funcionar. Mais que nunca é preciso continuar com as reformas pendentes para atrair mais investimentos e tornar o Brasil…

Postado por Becomex em 27/03/2018

Quem acompanha o mundo fiscal, contábil e tributário já deve ter lido na internet, jornais ou revistas, notícias sobre o reconhecimento da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referente à inconstitucionalidade do percentual de majoração da Taxa de Utilização do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), instituído pela Portaria do Ministério da Fazenda nº…

Postado por Becomex em 22/03/2018

Sabe o que acontece quando você entra num jogo sem conhecer todas as regras? Acaba cometendo erros e perde a aposta, ou, na pior das hipóteses, tem que sair da mesa. Nada grave se tudo for uma brincadeira de amigos, mas pode ser muito sério se for um pleito de benefícios junto à Receita. Porque…

Postado por Diego Fernandes de Souza em 09/02/2018

A Becomex, empresa especializada no gerenciamento integrado na área tributária e operações internacionais, acaba de adquirir a Quirius, companhia de Joinville que oferece soluções em governança fiscal, contábil e tributária. O acordo foi firmado em R$ 28 milhões. Com o negócio, a empresa passa a contar com tecnologia para oferecer soluções na área fiscal e…

Postado por Victor Macedo Ventura em 08/02/2018

Nas empresas de alta performance, a gestão estratégica tributária tem se mostrado uma ferramenta extremamente relevante na gestão financeira e econômica da atividade empresarial. A complexidade da estrutura tributária brasileira impacta fortemente a competitividade nos negócios e exige atuação mais estratégica dessa área nas empresas. Com a finalidade de atender as demandas das inúmeras obrigações…

Postado por Mauricio de Moura em 26/12/2017

Em tempos de crise é impossível desprezar as oportunidades que a recuperação de impostos pode trazer à empresa, tanto para minimizar os impactos da queda na receita quanto para trazer ‘dinheiro novo’ para a mesa. Porém, mesmo com tantas oportunidades, as empresas ainda subutilizam esse benefício por três principais motivos: 1) Equipes internas cada vez menores…

Postado por Diego Fernandes de Souza em 20/11/2017

Cenário As empresas devem atender a legislação e recolher impostos nas esferas Federal, Estadual e Municipal. A legislação é complexa e muda constantemente, isto traz impactos diretos, seja pela ótica do risco/passivo fiscal, como pelos ganhos e perdas financeiras (resultado). De modo geral todas procuram atender suas obrigações, e conseguem atingir maiores ou menores graus…

Postado por Becomex em 16/11/2017

O Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa do governo federal, que reformulou os processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro.  Sua implantação beneficia as empresas exportadoras e importadoras, oferecendo facilidades em todos os procedimentos, agora totalmente integrados, digitalizados e com uma entrada única seguindo o padrão internacional de “single window”. O principal objetivo…

Postado por Becomex em 19/10/2017

Empresas exportadoras e importadoras podem contar com as grandes facilidades e benefícios criados com o Portal Único de Comércio Exterior, iniciativa do governo que reformulou os processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro.   O objetivo é reduzir prazos e custos e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. Assim facilita todos os trâmites…

Postado por Becomex em 18/10/2017

Muitas empresas do segmento automotivo acompanham de perto a progressão do seu EBITDA - Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Ou em bom português, “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”. Esse indicador de produtividade operacional pode ser impactado positivamente por medidas de redução de custos, como por exemplo, o Imposto de Importação.…

Postado por Murilo Ramos em 12/09/2017