CEST

Depois de uma série de posts sobre os desafios e as boas práticas do novo Código da Substituição Tributária, CEST, organizamos um guia com as principais informações para a sua empresa se adaptar a este novo contexto. Sabemos que acompanhar a criação e a atualização das leis é umas das formas de se estar em…

Postado por Murilo Ramos em 22/03/2016

Nessa linha de conteúdos sobre CEST, já percebemos que há alguns desafios para inclusão do CEST ICMS na rotina da indústria e do varejo. Para essa nova obrigação não virar uma dor de cabeça, as empresas precisam investir em boas práticas para a substituição tributária , como a busca pelo compliance e a capacitação das equipes. Há, ainda, a opção…

Postado por Murilo Ramos em 08/03/2016

Já vimos que a obrigação de inserir o Código Especificador da Substituição Tributária na NF-e trará alguns desafios para toda a cadeia que movimenta itens previstos nos convênios 92/2015 e 146/2015. Para seguir as novas regras de substituição tributária, é necessário seguir boas práticas fiscais, que vamos desvendar a seguir. O ponto mais importante para ser observado neste tema é o risco…

Postado por Murilo Ramos em 03/03/2016

Vimos no post anterior sobre código especificador da substituição tributária que, por meio do CEST ICMS, o governo estabeleceu uma nomenclatura própria para identificar as mercadorias sujeitas aos regimes de substituição tributária e de antecipação do recolhimento do imposto. Sabe-se que a prática de ST é antiga e facilita a arrecadação do governo, afinal, é quase impossível…

Postado por Murilo Ramos em 01/03/2016

  Acompanhar as mudanças na legislação e estar em conformidade com as regras atuais do fisco é uma prática desafiadora para área de Gestão Fiscal. O ano de 2015 trouxe muitas novidades para o setor, entre elas, o Código Especificador da Substituição Tributária (CEST). Essa é uma nova informação que passa a fazer parte da…

Postado por Murilo Ramos em 25/02/2016

  Acompanhar as mudanças na legislação e estar em conformidade com as regras atuais do fisco – essa é uma obrigação e também o principal desafio da área de Gestão Fiscal das empresas. O ano de 2015 trouxe muitas novidades para o setor, entre elas, o Código Especificador da Substituição Tributária (CEST). Essa é uma nova…

Postado por Murilo Ramos em 23/12/2015