É de conhecimento geral no mundo financeiro que o Transfer Pricing é um dos players mais estratégicos no jogo das obrigações fiscais que as empresas importadoras e exportadoras multinacionais enviam todos os anos à Receita Federal. Isso porque o TP é o que demanda o maior volume de informações sobre a empresa e seu resultado…

Postado por Danilo de Freitas Pinto em 30/03/2017

A área fiscal e contábil, é sem dúvida, uma das que mais sofrem pressão dentro de uma corporação, seja ela de qualquer porte. Por conta da consolidação de todo o resultado da empresa e das inúmeras atualizações e alterações nas obrigações tributárias o profissional carrega o peso de estar sempre devendo: internamente ou para o…

Postado por Wilham Luis Gneipel Krause em 29/03/2017

Algumas regras da legislação tributária representam uma verdadeira selva na qual você não pode entrar desarmado. Os riscos são grandes para quem pensa que consegue enfrentar as feras com espingardas de chumbo.  Pensando bem, porque você vai optar por improvisos quando pode contar com um arsenal completo para não cair nas armadilhas do Fisco? Como…

Postado por Becomex em 27/03/2017

Você sabia que mais de 50% das empresas no Brasil aproveitam apenas parcialmente seus benefícios e muitas sequer sabem o potencial que teriam para buscar? Traduzindo, você já imaginou quanto dinheiro novo sua empresa deixa de trazer para seus cofres ou pior, quanto ela gasta sem necessidade? As empresas deixam de reaver cerca de 1/3…

Postado por Rogério Borili Pereira em 17/03/2017

Você quer ganhar um recurso extra para sua empresa? Quem não quer? Então vamos conversar um pouco sobre a lei do Reintegra e o que a Becomex pode fazer para trazer de volta esse benefício que muitas empresas deixam de buscar. Um verdadeiro tesouro perdido, que pode ser conquistado bem mais rápido do que você…

Postado por Becomex em 07/03/2017

“O mês de março é o momento em que as empresas começam a organizar e levantar suas informações para a prestação de contas ao fisco. Porém, este ano, pela primeira vez, as empresas deverão cumprir a declaração da ECF em novo layout, alinhado com o projeto BEPS. E o que é o BEPS? Você já…

Postado por Rogério Borili Pereira em 02/03/2017

Você, profissional de gestão fiscal e tributária, certamente já sentiu a necessidade e talvez até alguma insegurança de contratar uma consultoria e ver seu trabalho substituído por uma equipe externa. Mas na vida real acontece exatamente o inverso. Isso porque ao reconhecer as limitações internas, tanto de sistemas quanto de equipes, você está a um passo…

Postado por Becomex em 23/02/2017

Descubra os riscos de usar o Excel, com altas chances de erros que podem gerar multas e fiscalização, e as vantagens de ter um sistema que gera ECD e ECF com muito mais segurança e confiabilidade dos dados.   Um alpinista experiente, quando se prepara para subir a montanha, escolhe sempre os melhores equipamentos. E se…

Postado por Becomex em 15/02/2017

Seu IRPJ ainda está em planilha excel? Saiba então que você está “dormindo com o inimigo” todos os dias. O risco do cruzamento falho deste modelo de informações entre planilhas, que podem ocasionar penalidades fiscais, são ameaças constantes ao seu negócio. Garantir uma gestão fiscal segura é estratégico para a saúde da empresa e a…

Postado por Danilo de Freitas Pinto em 10/02/2017

O grande desafio da entrega da ECF é a integração entre os mundos contábil e fiscal das empresas. Ainda hoje, na maioria das companhias, essas duas áreas trabalham isoladamente, pouco se comunicam ou compreendem o impacto de suas tarefas nas funções de outros setores. Por isso, quando a escrituração contábil fiscal chegou, suas divergências e…

Postado por Sidney Moreira dos Santos em 29/12/2016

O ano de 2016 trouxe algumas mudanças para a governança fiscal e tributária. Um exemplo dessas alterações foi a entrega da ECD e da ECF, que passaram a ser feitas no último dia útil de maio e junho, respectivamente, no calendário posterior da escrituração. Além disso, desde janeiro, o Bloco K do SPED Fiscal substitui…

Postado por Victor Macedo Ventura em 22/12/2016

Um novo ano tributário se aproxima e com ele as empresas começam a se preocupar com o envio das declarações do ano fiscal anterior. A ECF (Escrituração Contábil Fiscal), por exemplo, é uma obrigação acessória recente que será remetida pela terceira vez em julho de 2017. Pensando nisso, a Becomex lançou o infográfico O que…

Postado por Dialetto em 22/12/2016